Mirna Karine Santos Ribeiro¹
Rayssa Cristhália Viana da Silva¹
Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira[2]
RESUMO
Discorre acerca da importância da automação com foco
na biblioteca escolar Ferreira Gullar do Colégio Militar 2 de Julho. Apresenta
a arquitetura atual da Biblioteca estudada, buscando compreender o seu ambiente
interno para uma melhor implementação do software Biblivre. Evidencia as
características do Biblivre e aponta este como um sistema de gerenciamento
capaz de otimizar as atividades de rotina deste ambiente informacional. Utiliza
como metodologia a pesquisa bibliográfica e de campo, onde foram coletados
dados necessários para a elaboração do projeto de automação com o intuito criar
um sistema de redes para melhorar os produtos e serviços oferecidos na
biblioteca. Conclui-se que o processo de automação beneficia os seus usuários e
contribui para o crescimento da biblioteca.
Palavras-chave:
Automação. Biblivre. Biblioteca Escolar.
1 INTRODUÇÃO
A biblioteca escolar é um espaço que, juntamente com a
instituição pedagógica em que está inserida, deve trabalhar para a formação
intelectual e educacional dos estudantes. Propiciar um ambiente dinâmico de
aprendizagem é essencial para estimular o aluno em seus estudos. Essa dinâmica,
que muitas vezes se traduz em rapidez e precisão informacional, pode ser obtida
através do processo de automação da biblioteca.
Segundo
Côrte et al (1999, p. 241), “As mudanças advindas com a sociedade da informação
provocaram substanciais alterações nos hábitos de uso da informação no
dia-a-dia do cidadão brasileiro [...].”, sendo que o aumento de publicações e a
grande quantidade de matérias informacionais tornam necessários o uso de
mecanismos de busca e recuperação da informação mais eficientes.
No
entanto, a automação ainda não é uma realidade presente na maioria das
bibliotecas escolares. A adequação das bibliotecas escolares ao processo de
automação é algo que lhe confere rapidez e eficiência. Dessa forma, a fim de
oferecer serviços e produtos de qualidade e acompanhar os avanços da sociedade,
as bibliotecas escolares precisam se adaptar às tecnologias informacionais. A
modernização advinda desse processo beneficiará tanto os bibliotecários (ou responsáveis
pela biblioteca) quanto os estudantes.
O
presente estudo teve por objetivo conhecer a realidade da Biblioteca do Colégio 2 de Julho do Corpo de
Bombeiros do Maranhão, este localizado na Avenida dos Franceses, em São Luís do
Maranhão, a fim de propor um sistema que automatize e melhore a
qualidade das atividades referentes à esta biblioteca. O sistema sugerido foi pensado de forma a atender as necessidades
rotineiras do ambiente, de acordo com as tarefas e usuários, visando a
agilidade dos serviços informacionais e a consequente satisfação do usuário.
A
metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo. A partir dos dados coletados pudemos propor
o software Biblivre, por sua adequação às necessidades da Biblioteca Ferreira Gullar.
A pesquisa foi estruturada em quatro seções que
versam sobre o ambiente a que nos propomos conhecer, isto é, a biblioteca da
Escola 2 de Julho, objetivando conhecer sua realidade prática rotineira, bem
como sua atual arquitetura tecnológica. Isto nos permitiu propor o sistema
software Biblivre e, consequentemente, uma nova arquitetura tecnológica.
2 A
BIBLIOTECA FERREIRA GULLAR
De acordo com a Cartilha elaborada pelo Ministério da
Educação para a formação de educadores (BRASIL, 2007, p. 23), biblioteca
escolar é aquela que:
Localiza-se
em escolas e é organizada para integrar-se com a sala de aula e no
desenvolvimento do currículo escolar. Funciona como um centro de recursos
educativos, integrado ao processo de ensino-aprendizagem, tendo como objetivo
primordial desenvolver e fomentar a leitura e a informação. Poderá servir
também como suporte para a comunidade em suas necessidades.
Atualmente,
com a velocidade e precisão de que a informação prescinde, as bibliotecas
escolares devem adequar-se aos níveis tecnológicos necessários para
proporcionar melhores serviços e resultados aos usuários, ou seja, seus alunos.
A dinamicidade da biblioteca deve
perpassar todas as suas atividades e rotinas, a fim de garantir leveza e
eficiência no trabalho do responsável pela biblioteca e rapidez e qualidade
para o estudante em seus estudos. Para que a biblioteca escolar possa ser esse
espaço dinâmico, em que o profissional possui eficácia em seu trabalho e o
estudante agilidade e presteza em suas pesquisas, a automação por meio de
softwares desse ambiente é imprescindível, em uma sociedade que cada vez mais
avança no uso de novos recursos informacionais.
Assim, no intuito de propor o
software Biblivre, observamos a realidade da biblioteca do Colégio Militar 2 de
Julho, em suas rotinas e atividades, analisando como e em que situações a
automação dessa biblioteca pode melhorar os produtos e serviços por ela
oferecidos.
O
Colégio Militar 2 de Julho, antigamente denominado de Unidade Integrada
Polivalente, foi criado em 26 de dezembro de 2005, quando da chegada dos
militares do Corpo de Bombeiros à Escola.
O Colégio constitui seu corpo docente por
profissionais da SEDUC (Secretaria de Educação) e do CBMMA (Corpo de Bombeiros
Militar do Maranhão), oferecendo aos seus alunos ensino fundamental e médio.
Tem como visão “Desenvolver o senso crítico, analítico, moral, cooperativo,
conduzindo nossos alunos na criação de uma sociedade igualitária com ênfase na
colaboração mútua e solidária [...]” (COLÉGIO..., 2015, não paginado),
priorizando o desenvolvimento das habilidades cognitivas e relações
interpessoais.
Como missão, objetiva:
Contribuir
para a formação de cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e deveres,
capazes de atuar como agentes de transformação na realidade onde esta [sic]
inserido, conhecimento que proporcione ao aluno maior conscientização no
desenvolvimento do processo educacional, condições de acesso ao mundo do
trabalho e continuação em estudos posteriores, bem como uma mudança de
comportamento de forma positiva para o mesmo poder agir como agente ativo e
transformador da sociedade na qual esta [sic] inserido buscando melhores
condições de vida para si e sua coletividade (COLÉGIO...2015, não paginado).
Anteriormente, a escola contava com uma sala de leitura,
com um acervo composto por livros literários obtidos por doação e livros
didáticos. Com o passar do tempo, observou-se a necessidade da implementação da
biblioteca para cumprir, com maior eficácia, a missão proposta pela escola.
A biblioteca Ferreira Gullar, apesar de relativamente
nova, contava com o espaço propício para a implementação de um sistema de
automação, que visa otimizar a biblioteca, oferecendo o acesso rápido e
serviços eficazes. Desta forma podemos afirmar que, para cumprir com a missão
primordial da biblioteca que é disseminar a informação é crucial montar uma
estrutura de rede pautada nas suas necessidades específicas.
2.1 A rotina dos serviços oferecidos pela Biblioteca
Ferreira Gullar
A biblioteca funciona em dois períodos: o primeiro é
das 7:30 às 11:30 horas e o segundo das 13:30 às 17:30 horas. Conta como
responsáveis pelo seu funcionamento duas professoras (uma pela manhã e outra
pela tarde). Quando questionados sobre a presença de um bibliotecário, foi
passado o desejo da contratação do profissional para desempenhar suas funções e
que a direção cogita a possibilidade de contratação por conta própria, contudo,
ainda não conseguiram a verba necessária para tal.
Atualmente, a biblioteca passa por tratamento técnico
oferecido pela Supervisão de Bibliotecas Escolares (SUBE), uma subdivisão da
Secretaria de Educação (SEDUC) responsável pela revitalização de bibliotecas no
âmbito escolar. Um grupo de estagiários é responsável pelo registro, carimbagem
e classificação do acervo, utilizando-se de um sistema de chamada próprio
desenvolvido por bibliotecários da SEDUC que mesclam a Classificação Decimal de
Dewey (CDD), as primeiras letras do sobrenome do autor em maiúscula abaixo da
numeração, seguida pelas três primeiras letras do título da obra em minúscula.
Logo após, os livros são distribuídos pela estante de acordo com a
classificação dada. Como a biblioteca ainda é relativamente nova, sugerimos que
a responsável solicitasse os kits oferecidos pela SEDUC e Biblioteca Nacional,
para complementar seu acervo.
O serviço de empréstimo é dividido em duas categorias:
empréstimo para discentes (livros não-didáticos) e docentes (livros didáticos).
O controle era feito manualmente através de fichas para livros didáticos e
paradidáticos que foram denominadas de “cautelas”, onde basicamente continham
os campos “nome do aluno, nome da obra e data de empréstimo”. Essas fichas
tornam difícil o controle de empréstimo, pois após o último levantamento feito pela
professora responsável pelo turno vespertino, foi constatado que há livros
emprestados desde o ano de 2012.
Durante a observação, constatamos a ausência do
serviço de referência além do atendimento pré-empréstimo. Basicamente, o
responsável pela biblioteca recebe o usuário e realiza o empréstimo. Não havia
serviços de alerta de novas aquisições ou de prazo de entrega. Com a ampliação
do acervo, que agora conta com DVD’s, faz-se mister o uso de fichas
catalográficas para a recuperação das informações contidas neste tipo de
suporte. O que implica na criação de um sistema que ofereça serviço de
referência tradicional e on-line.
3 O SOFTWARE BIBLIVRE
Segundo Côrte et al (1999), o maior benefício da
implantação de softwares nas bibliotecas é a agilidade e eficiência dos
serviços prestados aos usuários. A formação do acervo, o processamento técnico,
o empréstimo, a recuperação da informação, a divulgação e os processos
gerenciais em geral também são beneficiados pela automação.
Nesse
sentido, de maneira bastante simples, software é um programa que executa
tarefas específicas. Algumas questões gerais devem ser observadas em relação a
implantação de softwares, tais como: treinamento dos profissionais através de
demonstrações práticas e manuais; testes e garantia do produto; suporte técnico
e manutenção quando necessários; documentação do programa. Além disso, as
condições da biblioteca são fundamentais para a implantação do software, no que
se refere a arquitetura tecnológica, tamanho do acervo, perfil do usuário,
entre outros (CÔRTE et al, 1999).
Para
que a biblioteca escolha o software que melhor atenda às necessidades dos
profissionais envolvidos e dos usuários, determinados requisitos de
funcionalidade devem ser levados em conta. Esses requisitos se referem à tecnologia,
seleção e aquisição de documentos, processamento técnico, empréstimo,
recuperação da informação, divulgação e processos gerenciais (PIMENTEL e
TEIXEIRA, [19--], não paginado).
Analisando
essas questões e requisitos, o software escolhido para ser implantado na
biblioteca Ferreira Gullar foi o Biblivre, pois além de ser software livre,
“[...] licenciado gratuitamente e de maneira a permitir a sua difusão de uma
forma ampla, garantindo a liberdade aos seus usuários para copiá-los, [sic]
usá-los e redistribuí-los.” (BRASIL, 2010, p. 6), é também versátil, pois “O
programa abre todo um campo de soluções criativas para superar adversidades na
troca e na difusão do conhecimento.” (BRASIL, 2010, p. 3).
É
um sistema que foi projetado pela Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional
(SABIN) há mais de uma década atrás, crescendo e ganhando prestígio em meio às
bibliotecas brasileiras e no exterior. Sua elaboração iniciou em 2001 após a
aprovação da Lei n. 8313/91, a qual incentiva o desenvolvimento sociocultural,
desde então por meio de parcerias e convênios com outras instituições o
resultado de um conjunto de programas em 2007 foi intitulado de BIBLIVRE, sendo
o Instituto Itaú Cultural o patrocinador exclusivo deste projeto.
O
Biblivre é formado a partir de uma aplicação cliente-servidor baseada na
internet, com modelo computacional que propicia a intercomunicação em rede de
qualquer porte, sendo o programa cliente um browser
(navegador de internet). Para tanto, recomenda-se a utilização de tais
navegadores: Mozila Firefox (versão 3.5 ou superior), Google Chrome (versão 2.0
ou superior), Apple Safari (versão 4.0 ou superior) e Microsoft Internet
Explorer (versão 6.0 ou superior), visto que os demais navegadores podem não
ser totalmente compatíveis com o este sistema.
Pode
ser instalado em qualquer sistema operacional em que os programas Java Virtual
Machine (versão 1.6 ou superior), Apache Tomcat (versão 5.5 ou superior) e
PostgreSQL (versão 8.8 ou superior) funcione de maneira adequada, sendo válido
ressaltar que este sistema opera simultaneamente com outros programas, porém
caso muitos estejam abertos pode ocorrer lentidão no processamento deste.
4 CONCLUSÃO
A
Biblioteca Ferreira Gullar do Colégio 2 de Julho do Corpo de Bombeiros do
Maranhão, deve proporcionar a seus usuários um melhor atendimento e otimizar
suas atividades de rotina, para tanto é necessário que esta facilite o acesso e
recuperação das informações contidas em seu acervo.
Deste
modo, o software Biblivre, por ser um programa que forma uma aplicação cliente-servidor baseada na internet,
facilitou tanto as atividades das professoras responsáveis pela biblioteca
quanto a recuperação da informação por parte dos usuários, uma vez que a
automatização dos serviços da biblioteca possibilitaram uma agilidade em toda a
rotina deste ambiente.
Foram
priorizados seis serviços, os quais passaram pelo processo de automatização na
Biblioteca Ferreira Gullar, são eles: cadastramento dos materiais que compõem o
acervo e seu tratamento técnico com emissão de etiquetas; cadastramento dos
usuários (docentes, discentes e funcionários do Colégio 2 de Julho) e emissão
de carteirinhas; serviço de circulação (empréstimo, devolução, renovação e
reserva); desenvolvimento de uma base de dados com os fornecedores dos novos
materiais que irão compor o acervo, requisições de materiais, além de controle
de cotações e pedidos de compra; manutenção do sistema (backups e reindexar a base
de dados) promovendo maior segurança para com os arquivos e corrigir quaisquer
falhas existentes e emissão de relatórios (pedidos de aquisição, tombo
patrimonial e circulação) periodicamente averiguando o desenvolvimento da
coleção e satisfação dos usuários mediante o acervo existente.
Conclui-se,
dessa forma, que com a implantação do Biblivre, tanto a rotina dos serviços
oferecidos pela Biblioteca Ferreira Gullar, quanto o atendimento e as pesquisas
realizadas pelos usuários foram agilizadas por meio deste software, assim foi
imprescindível para melhoria dos serviços e produtos como também irá contribuir
para a formação dos futuros pesquisadores.
CURRÍCULUM
Habla de la
importancia de la automatización con un enfoque en la biblioteca de la escuela
Ferreira Gullar la Academia Militar el 2 de julio. Muestra
la arquitectura actual de la Biblioteca
estudiado, tratando de entender su
ambiente interno para una mejor aplicación de software Biblivre.
Destaca las características y puntos del Biblivre como un sistema de gestión
capaz de optimizar las actividades
rutinarias de este entorno de la información.
Se utiliza como metodología de la investigación y el campo
bibliográfico, en el que se recogieron los datos necesarios para la preparación del proyecto de
automatización con el fin de crear
un sistema de red para mejorar
los productos y servicios ofrecidos en la biblioteca. Llegamos a la conclusión
de que el proceso de automatización
beneficia a sus usuarios y contribuye al crecimiento de la biblioteca.
Palabras-clave: automatización.
Biblivre. Biblioteca escolar.
ABSTRACT
Talks about the importance
of automation with a focus on
school library Gullar the Military Academy on July 2. It displays the current architecture of the studied Library, trying to
understand its internal environment for
better implementation of Biblivre
software. Biblivre highlights the features and points this as a management
system able to optimize the
routine activities of this information environment. Used as methodology the bibliographical research
and field, where they were collected
necessary data for the preparation of
the automation project in order
to create a network system to improve the products and services offered
in the library. It concludes that
the automation process benefits its users and
contributes to the library growth.
Keywords: Automation. Biblivre. School library.
REFERÊNCIAS
BRASIL.
Ministério da Cultura. Fundação Biblioteca Nacional. Sociedade de Amigos da
Biblioteca Nacional. Biblivre: versão
3.0. Brasília, DF: [s. n], 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação.
Brasília, DF, 2007. 117 p. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/biblio_esc.pdf>.
Acesso em: 05 maio 2015.
COLÉGIO MILITAR 2 DE JULHO. Colégio
Militar 2 de Julho. São Luís, 2015. Disponível em: <http://www.cmdoisdejulho.com.br/>.
Acesso em: 05 maio 2015.
CÔRTE, A. R. et
al. Automação de bibliotecas e centros de documentação: o processo de avaliação
e seleção de softwares. Ciência da
Informação, Brasília, v. 28, n. 3, p. 241-256, set./dez. 1999. Disponível
em: < http://www.scielo.br/pdf/ci/v28n3/v28n3a2>. Acesso em: 25 mar.
2015.
PIMENTEL, S.; TEIXEIRA, C. Automação
de bibliotecas. São Luís: UFMA.
No hay comentarios:
Publicar un comentario